O Embraer KC-390

Em 2007 na LAAD (Latin America Aero & Defence), no Rio de Janeiro, foi anunciado o projeto da aeronave KC-390 da Embraer. No ano de 2009, no mesmo evento, foi apresentado formalmente seu programa de lançamento.

Desde 2007 o projeto vem caminhando e novamente na LAAD, agora em 2013, o projeto recebeu sinal verde para a construção de protótipos. O primeiro voo está previsto para o segundo semestre de 2014. É um momento importantíssimo para a Embraer, para a Força Aérea e também para o Brasil, pois estamos construindo uma aeronave de ponta, que irá estabelecer um novo padrão se tratando de aeronaves de transporte militar médias.

Possíveis configurações de carga do KC-390

Possíveis configurações de carga do KC-390

É difícil, vendo de fora, ter uma ideia da importância para a indústria aeroespacial brasileira a construção de uma aeronave desse porte. O KC-390 deve substituir o C-130 Hércules, uma lenda na aviação de transportes. Inclusive, a nova aeronave, poderá fazer missões de reabastecimento em voo, além de ela própria poder ser abastecida, também em voo. Sistema de HUD duplo se fará presente na aeronave, sistemas de autodefesa, iluminação compatível com sistemas de visão noturna, sistema de calculo preciso de lançamento de carga, tecnologia fly by wire e mais uma séria de itens, que torna o KC-390 uma ótima opção para a Força Aérea Brasileira.

Comparação entre o KC-390 e o C-130

Comparação entre o KC-390 e o C-130

O Brasil será o primeiro a receber a aeronave, o que deve acontecer em 2016. Em seu lote inicial, devem constar 28 aeronaves. Já existem diversos possíveis compradores como: Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, Republica Checa e com um comprador civil, os Correios, onde o governo pretende criar uma companhia aérea de transportes.

Uma curiosidade que pude conferir quando pesquisava para escrever esse post é que a França irá comprar 10 KC-390, caso o Rafale seja o vencedor do FX-2 e a Suécia irá adquirir de 8 a 12 aeronaves caso o Gripen seja o vencedor do FX-2, esse assunto fica pra outro post onde pretendo falar um pouco sobre o FX-2.

Três vistas

Três vistas

Devemos agora aguardar a construção dos protótipos e o primeiro voo. Vamos, também, torcer para que esse projeto seja um sucesso, trazendo uma aeronave de ponta para a Força Aérea e consolidando o desenvolvimento da indústria nacional de defesa.

Yuri Nunes

About these ads

Um comentário em “O Embraer KC-390

Os comentários estão desativados.