X-Plane e FSX – Por Tadeu Primo

E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!

Nosso querido amigo, Cmte. Tadeu Primo, nos presenteou novamente com uma porção de vídeos de sua nova aquisição: O simulador X-Plane v9.70 e o Demo do X-Plane 10.

Como já sabemos, a Microsoft “abandonou” a franquia do Flight Simulator em sua última versão lançada, o FSX. Desde então, muitos simuleiros têm mudado para o X-Plane, que pelo jeito também virou alvo das companhias mais famosas de add-ons, visto que o FS foi cancelado. Entretanto, sabemos que um novo simulador da Microsoft está surgindo, o Microsoft Flight (sem o Simulator). Algumas imagens do novo simulador vocês podem conferir no blog no nosso amigo, Cmte. Klaus, o Aerocócos. Eu, sinceramente, duvido da qualidade das imagens mostradas e nem sonhando que ela rodariam em um computador de acordo com as especificações.

Porém, é necessário esperar pra ver. Enquanto isso, o X-Plane vem melhorando a cada edição e atualização lançada. A qualidade do terreno, dos prédios, aviões e cenários é incrível. E pelo primeiro vídeo do nosso amigo Tadeu (na descrição do vídeo no Youtube), podemos notar que ele roda bem, com uma taxa de FPS boa e com uma configuração mais modesta um pouco. Outro ponto positivo do X-Plane é a questão da realidade da física de voo. É possível perceber nos vídeos as variações constantes no velocímetro e no variômetro (o famoso “Climb”), assim como no real, coisa que no FS não existe ou não é tão real assim.

Mas chega de conversa. Abaixo vou colocar os 6 vídeos que nosso amigo fez até o momento no X-Plane e os 3 do FSX e vocês poderão tirar suas próprias conclusões.

X-Plane:

FSX:

E agora é com vocês: FSX ou X-Plane??

Futuro Piloto

Miguel

Anúncios

13 comentários em “X-Plane e FSX – Por Tadeu Primo

  1. ola Tadeu, vi que vc usa o iphone pra navegar no X-Plane, parece que usa ele como GPS, tenho esse programa no iphone, como vc faz para conectar os 2 ?
    abraço

  2. queria saber informação do X-plane 10 flight simulator, onde adquirir
    se possivél o preço, e se tem curso específico para isso.

    Claudino.

  3. Comando, tranquilo?

    Então, o X-Plane está com a versão nova, mas aqui no Brasil, creio que não tenha chego ainda. A opção é comprar pelo site oficial: http://www.x-plane.com/store/x-plane_10/

    A versão 9 está disponível na Bianch, e você pode encontrar aqui: http://www.bianch.com.br/?8.52.0.0,388,x-plane-9-6-dvds.html

    Quanto ao curso, não tem um específico. A Bianch também oferece alguns cursos para o Flight Simulator, mas para X-plane não. No fim das contas, é praticamente a mesma coisa, mas a melhor opção é você comprar o simulador e aprender a voar por você mesmo, vendo vídeos e tutoriais na internet, e treinando bastante.

    Abraço!

  4. voce diz pra comprar um simulador, me de uma opção de modelo de simulador
    seria aqueles simulador do airbus, por exemplo ! que usa as empresas aéreas.

    Claudino.

  5. Não, simulador é o “jogo” em si, como por exemplo o Flight Simulator 2002, 2004 e o X, e o X-Plane 9 e agora o 10 (ou X). Os aviões como Airbus e Boeings são chamados de add-ons, isto é, complementos para a simulação. O simulador em si já vem com aviões próprios, mas os complementares são muito mais completos e realistas. A melhor opção é comprar um simulador e um add-on para ele. Só que os add-ons são muito complexos, então eu recomendo que treine primeiro no simulador antes de comprar os complementos, como aviões, por exemplos. Visite comunidades de simuladores online para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da simulação de voo. Um bom site é o Voo Virtual (http://www.voovirtual.com/). Lá você encontra as novidades e dicas para começar na simulação, além de um pessoal expert no assunto.

    Abraço!

  6. Obrigado! pelos seus comentários, vou seguir suas dicas, qualquer, dúvida,
    sempre, mi reporto à voce…….
    Abraço!

    Claudino

  7. muitas, palavras em aviação eu desconheço, então pergunto o que é ADD-ON,
    o que eu já vi em revista, aqueles simuladores, que o aluno entra dentro dele, e, é
    como se ele estivesse, realmente, dentro da cabine de um avião, com todoas os
    seus movimentos em vôou de cruzeiro, ou decolando, de ulgum aeroporto, rolando
    pela, pista, que essa companhia, aérea, tem, para melhor, qualficar os seus pilotos
    comerciais, e, é esse tipo de simulador, que eu, queria ver pessoalmente……
    Se estou equivocado, pode me falar, sem problema, estou aprendendo…
    eu já, fiz curso de teoria de vôou, em aéroclube, pretnedo reativar, e fazer aulas, prá
    ticas, o meu interesse, pela aviação, é só, com hobbie, pôs a minha atividade é outra,
    dentro da tecnologia de telecomunicação……

  8. Então comando, existem dois tipos ou duas “modalidades” de simulador. Uma profissional e outra, digamos, para hobby. Add-on, em tradução livre, seria como um complemento para a simulação, um “conteúdo adicional”. Os simuladores mais famosos para uso pessoal hoje, são o Flight Simulator e o X-Plane. Esses simuladores rodam em computadores normais, com um poder de processamento razoável. Ele simula um voo normal, ventos, decolagens, pousos e tudo mais. A única diferença é que todos os instrumentos aparecem no monitor do computador e os comandos são através de teclado e mouse. Entretanto, algumas pessoas vão mais alto nessa parte de simulação, comprando joysticks parecidos com os reais e fazendo seu próprio cockpit caseiro. Tendo em vista que para fazer isso é necessário muito investimento, tanto em computadores quanto em acessórios, somente os fãs da simulação chegam a este ponto. A maioria dos simuleiros, como são chamados os “jogadores” do simulador, usa apenas um joystick convencional para dar um pouco mais de realismo na simulação. Já os simuladores profissionais, usam também o Flight Simulator e o X-Plane para fazer a simulação, entretanto esses softwares são calibrados e ajustados para ficarem muito mais reais do que são, e também contam com todo o aparato técnico de um voo de verdade, como cockpit, painéis, manches, pedais, rádios e tudo mais.

    Boa sorte na simulação e nas aulas!

  9. è, como vc; sabe esse simuladores, que as companhias aéreas tem, que li em revistas
    a cabine da aeronave, que realmente é uma cabine, elas fica presa a algum dispositivo,
    por meio de pistões hidraulicos, e amortecedores, para dar a sensação, de um voou, real,
    e portanto, é, esse tipo, de simulador, de que eu falo, e que o custo, desse equipamento, deve ser caríssimo. e até a sua montagem, também, e que deve ocupar um espaço, de mas ou menos uns, 40 metros quadrado, ou seja ocupa, uma sala

    Claudino

Os comentários estão desativados.