Como ser um futuro piloto da FAB

Futuros Pilotos na Fonia

Se você quer ser um piloto da Força Aérea Brasileira, todos vão te dar o mesmo concelho: Estude!

Porém nesse post, não vou ficar falando o que todos já falam, vou falar sobre coisas que ninguém fala, mas acredito que são fundamentais. Se você está em dúvida, se quer ser piloto da FAB, pois quer ser da Esquadrilha da Fumaça, é muito importante ter consciência de todos os obstáculos para chegar ao oficialato.

O que precisa para entrar na FAB?

Acredito que vontade é a principal resposta, ou melhor, MUITA VONTADE. É muito importante todos que querem ingressar na vida militar saber que entrar na FAB e cursar os 4 anos do CFOAV (Curso de Formação de Oficiais Aviadores), não é apenas entrar como um civil e sair como piloto de caça. Entrar na FAB é, mais do que tudo, se formar militar. Para isso é necessário amar o Brasil, por mais problemas que ele tenha. Você vai dar a sua vida pelo seu país, vai ser formado para isso. Se amar o país, também tem que ser disciplinado, caso não seja, vai aprender isso lá dentro e sem brincadeiras. Se tiver tudo isso, agora sim, podemos pensar em ingressar na FAB

Como ingressar?

Existem diversos caminhos para ser da Força Aérea, mas para o oficialato só existem 2: a EPCAR, caso tenha menos de 18 anos, e a AFA, para pessoas entre 17 e 23 anos. Essas idades são referentes a alguma data, é importante atentar para isso e sempre ler atentamente o edital do concurso.

A EPCAR tem a função de preparar o futuro cadete, por isso seu nome: Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Ela ministra o ensino médio, além de formar militarmente todos seus alunos, em regime de internato. Se hoje pudesse escolher um meio parar entrar na Força Aérea, com certeza minha escolha seria a EPCAR, pois desde cedo já teria a formação militar e, concluindo o curso e passando nos exames médicos e físicos necessários, o ingresso na AFA é quase certo.

Para entrar direto na AFA é necessário fazer a prova escrita, caso seja aprovado, terá que passar em exames médicos e de aptidão física. Ao contrário do que muitos pensam, o exame médico é o pente fino, são muito rigorosos com tudo, e muitos não conseguem ser aprovados nesses exames.

Como é lá dentro?

Eu não posso dizer com certeza, pois nunca fui aspirante a cadete (EPCAR) ou então cadete (AFA), mas conheço um pouco da vida militar e, se comparada à vida de muitos jovens civis, o ambiente militar é o maior terror que pode existir, mas não é bem assim. Eu, mesmo como civil, procuro levar minha vida próximo à rotina militar. Vejo a disciplina e ordem que encontramos no militarismo como solução para muitos problemas da sociedade. Claro que vão gritar com você, vão te fazer acordar antes do sol nascer, mas todo o sofrimento é valioso. Se você quer mesmo chegar a ser um piloto militar, tudo que vai passar é necessário, pois sempre vai precisar estar preparado para servir o país.

Seria impossível abranger todo o assunto. Para aprofundar mais sobre o assunto, sugiro que visitem os links abaixo:

Vídeo sobre o oficial aviador

Vídeo sobre a Academia da Força Aérea

Site sobre o Curso de formação de Oficiais
http://www.barbacena.com.br/epcar/?conteudo=afa2013#box1

Site da EPCAR:
http://www.epcar.aer.mil.br/

E por fim, estude muito!!!

Yuri Nunes

10 comentários em “Como ser um futuro piloto da FAB

  1. Muito obrigado pelo texto.Eu tenho 14 anos e se Deus quiser serei um piloto.ja estou começando a preparar-me para essa grande caminhada.valew um abraço.

  2. Muito obrigado pela resposta quero muito ser um piloto militar e um dia se Deus quiser vou estar com a farda defedendo meu pais.

  3. tenho 14 anos e sou apaixonado por aeronaves de combate ex: F-22,F-16,F-18 e se DEUS quiser serei um grande piloto …

  4. bom, tenho 15 anos ,desde os 7 anos de idade ja estou focado,ser piloto da fab, com muita forca de vontade , estudando me dedicando.
    espero que meu sonho se realize’

  5. Bem eu com 4 aninhos, já sabia o que, queria ser .. E claro, ingressar na FAB .. Futuramente um grande Piloto .. Fiz a prova da Marinha para ir ganhando experiência é fácil, mais Marinha não é a FAB , então isso aí, estudem. Muito!

  6. tenho 12 anos e quero ser um grande piloto como meu pai é,ele é piloto de helicoptero na fab e quero ser piloto de caça,vou ficar feliz mesmo quando o projeto fx-2 sair espero o f-18 seja o vencedor ou o dessalt refale,menos o saab gripen

  7. tenho 13 anos e um dia serie piloto milita na F.A.B se Deus quiser… vlw

  8. Muito obrigado faleu sou apaxonado pela FAB E CAÇAS se Deus quiser vou ser um piloto e servi o meu pais

  9. ninguém acredita q eu possa ser um piloto da força aérea … já ouvi muita piadinha sem graça… porem nunca baixei a cabeça c você quiser …. saiba q você e capaz e nunca desista dos seus sonhos …

Os comentários estão desativados.